Os 13 Porquês (Jay Asher)

Imagem

 Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker – uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Imagem

 Clay Jensen é um garoto comum, simpático (até demais), que tenta sempre ser correto. Todos o conhecem como o cara legal. Mas um dia em sua casa ao ouvir a campainha tocar, vê uma correspondência no chão, endereçado a Clay Jensen.

 Ao abrir a caixa de sapato, Clay vê que são fitas cassetes. São 7 fitas. Pintadas de esmalte azul. Cada uma com lado A e lado B. Treze historias. Treze porquês.

 Clay começa a ouvir as fitas, ouve a voz de Hannah Baker, a colega de classe que havia morrido há poucas semanas. Ao ouvir a primeira parte da fita, Hannah diz que na verdade se suicidou e descobre que ele e um dos “porquês”. Ele agora tem de ouvir as sete fitas, descobrir qual foi a sua participação na morte de Hannah e enviar a caixa para o próximo. Caso a corrente se quebre todas as histórias seriam reveladas, pois Hannah havia feito copias e deixado com alguém de confiança.

 No livro ha uma narração dupla, entre os pensamentos de Clay e Hannah narrando sua historia.

 A cada lado, a cada fita, Hannah conta tudo o que a levou a suicidio. O que sera que ocorreu para Hannah tomar uma decisão dessas? Quem era ela? Será que essa era a Hannah, a pessoa que todos conheciam?

Imagem

  Eu adorei a forma que Jay Asher escreveu o livro, por mais que no início seja meio confuso (fica uma dica, no inicío preste bem a atenção, para não se perder na história).

 Achei os motivos de Hannah ter se matado um pouco fracos, mas a historia é bem cativante, a cada lado da fita queria ler mais e mais. O livro em minha opinião e daqueles que você termina e continua pensando (talvez ate querendo uma continuação, para saber o rumo dos culpados).

 O final foi muito surpreendente e o livro faz com que pensemos um pouco em relação as nossas atitudes e as suas consequências.

 A quem ainda não leu recomendo, Os 13 Porquês foi um dos melhores livros que li neste ano.

 Imagem

   Autor: Jay Asher (o mesmo de “O Futuro de Nos Dois)     Editora: Editora Atica

  Paginas: 256      Onde Comprar: Livrarias Curitiba / Saraiva / Livraria Cultura

Por: Juliana Braz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s